O sistema de pagamentos instantâneos Pix, desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, foi escolhido, na sexta-feira (12), como vencedor geral da etapa brasileira do World Summit Award (WSA) 2025. Além do prêmio principal, a ferramenta levou o primeiro lugar na categoria Negócios e Comércio.
O reconhecimento ocorre enquanto o meio de pagamento enfrenta uma investigação dos Estados Unidos, solicitada pelo ex-presidente Donald Trump, por supostas práticas consideradas desleais ao comércio ou prejudiciais a empresas norte-americanas.
Durante a cerimônia de premiação, uma representante do Banco Central destacou o alcance da solução. “O Pix é o meio de pagamento mais inclusivo do Brasil, depois do papel-moeda. Hoje falamos de 90% de adultos conectados ao sistema e de mais de 80% das pessoas jurídicas. Esse grau de inclusão só aumenta nossa responsabilidade como gestor público de algo tão transformador para a sociedade”, afirmou.
Com o resultado, o Pix passa a representar o Brasil na fase global do WSA, marcada para 2026, em Viena, na Áustria.

Imagem: Internet
Criado em 2003, em Genebra, no âmbito da Cúpula das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação (WSIS), o WSA é realizado a cada dois anos e é coordenado pelo International Center for New Media (ICNM), sediado em Salzburg, na Áustria.
Com informações de InfoMoney