O Information Technology Industry Council (ITI), entidade que representa grandes empresas de tecnologia e bandeiras de cartões de crédito dos Estados Unidos, apresentou ao Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR) uma denúncia contra o Banco Central do Brasil. O grupo alega que a autoridade monetária brasileira promove concorrência desleal ao operar o Pix enquanto regula o setor de pagamentos.
De acordo com o documento entregue ao USTR, o Brasil já está sob investigação por possíveis práticas anticompetitivas em transações bilaterais. O ITI sustenta que o Banco Central enfrenta “conflito de interesses” por administrar diretamente o sistema instantâneo de pagamentos e, simultaneamente, definir as regras de acesso ao mercado.
Husani Durans de Jesus, representante do ITI no Brasil, declarou que a instituição “não conseguiu estabelecer procedimentos de governança capazes de eliminar conflitos de interesse nem evitar a exclusão do setor privado”. Para a entidade, essa configuração favorece o Pix em detrimento de outros meios de pagamento operados por empresas privadas.
O Banco Central não comentou publicamente a acusação até o momento.

Imagem: Internet
Com informações de TudoCelular