A bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados divulgou, na noite desta quarta-feira (27), uma nota oficial em defesa do presidente nacional do partido, Antonio Rueda. O documento responde às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a segunda reunião ministerial de 2025, realizada na terça-feira (26).
No texto, os parlamentares afirmam que a convivência institucional “não deve se pautar por afinidades pessoais”, mas pelo fortalecimento da democracia. “A pluralidade e a autonomia partidária são pilares da democracia. O futuro do Brasil depende do diálogo, da estabilidade política e do desenvolvimento econômico”, diz a nota.
Três ministérios na Esplanada
O União Brasil comanda atualmente os ministérios do Turismo, das Comunicações e da Integração Regional. A bancada fez questão de destacar resultados do ministro do Turismo, Celso Sabino, citando geração de empregos e contribuição para o crescimento econômico.
Após as declarações de Lula, Sabino reuniu-se com Rueda na sede nacional do partido, em Brasília, na tentativa de reduzir a tensão entre o Palácio do Planalto e a legenda.
Reunião para decidir permanência
Dirigentes do União Brasil marcaram para 3 de setembro, em Brasília, uma reunião que irá avaliar um possível desembarque do governo e a permanência de seus três ministros. Durante o encontro ministerial de terça-feira, Lula cobrou lealdade dos titulares de pastas indicados por partidos do Centrão e afirmou que quem não se sentir à vontade para defender a gestão deve deixar o cargo.

Imagem: reprodução
O presidente também manifestou desconforto com Rueda, dizendo que o sentimento é “recíproco”. Caso o União Brasil e o PP optem pela saída, a base governista no Congresso pode perder parte de seu apoio.
Com informações de Gazeta do Povo