Home / Política / Metade dos brasileiros apoia prisão de Bolsonaro e 43% se opõem, mostra Datafolha

Metade dos brasileiros apoia prisão de Bolsonaro e 43% se opõem, mostra Datafolha

Spread the love

Levantamento do Instituto Datafolha indica que 50% dos eleitores brasileiros defendem a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto 43% se manifestam contra a medida. Outros 7% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada entre segunda-feira (8) e terça-feira (9) de setembro de 2025, com 2,5 mil entrevistados em 113 municípios do país. O instituto ouviu a população durante o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que analisa possíveis penas para Bolsonaro e aliados, que podem variar de dois anos em regime aberto a até 27 anos de reclusão.

Evolução do apoio à prisão

Em relação às sondagens anteriores, o apoio à detenção do ex-presidente permanece estável. Em julho, 48% eram favoráveis e 46% contrários. Em abril, 52% defendiam a prisão e 42% eram contra.

Expectativa de cumprimento da pena

O Datafolha também perguntou se os entrevistados acreditam que Bolsonaro será, de fato, preso. Metade (50%) disse confiar que a prisão ocorrerá, 40% afirmaram não acreditar nessa possibilidade e 10% não souberam opinar.

Em abril, 52% declaravam não acreditar na prisão; em julho, essa descrença permaneceu praticamente inalterada, alcançando 51%. Nas duas ocasiões, 40% acreditavam que o ex-presidente acabaria preso.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *