Home / Política / Governo brasileiro volta a denunciar interferência dos EUA após críticas a Alexandre de Moraes

Governo brasileiro volta a denunciar interferência dos EUA após críticas a Alexandre de Moraes

Spread the love

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota neste sábado (9) rechaçando declarações do vice-secretário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, que, em publicações nas redes sociais, acusou um magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF) de “usurpar poder ditatorial”. Embora não tenha citado nomes, o Itamaraty considerou a mensagem um ataque direto ao ministro Alexandre de Moraes.

Para a chancelaria, as afirmações de Landau representam “novo ataque frontal à soberania brasileira” e configuram “ingerências reiteradas” em assuntos internos. “O Governo brasileiro manifestou ontem à embaixada dos Estados Unidos seu absoluto rechaço […] e voltará a fazê-lo sempre que for atacado com falsidades”, diz o texto divulgado.

Convocação da embaixada

As tensões cresceram na quinta-feira (7), quando o encarregado de Negócios da embaixada norte-americana em Brasília, Gabriel Escobar, foi chamado ao Itamaraty. A convocação ocorreu após a missão diplomática publicar alerta direcionado a aliados de Moraes: “O ministro Moraes é o principal arquiteto da censura e perseguição […] Estamos monitorando a situação de perto”.

Contexto das críticas

Landau voltou ao tema neste sábado ao defender a separação de Poderes. Segundo ele, nenhum ramo “pode acumular poder demais” se for devidamente controlado pelos outros. O diplomata afirmou que um magistrado brasileiro estaria “prejudicando as relações históricas entre Brasil e Estados Unidos”.

Tarifa de 50 %

A troca de acusações ocorre paralelamente à decisão de Washington de impor tarifa de 50 % sobre produtos brasileiros, anunciada como reação ao processo que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado.

Governo brasileiro volta a denunciar interferência dos EUA após críticas a Alexandre de Moraes - Imagem do artigo original

Imagem: Vinícius Sales via gazetadopovo.com.br

O Itamaraty reafirmou que o Brasil “não se curvará a pressões, venham de onde vierem” e prometeu responder sempre que “ataques com falsidades” forem dirigidos ao país.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *