Home / Política / Damares pede que Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro falem à CPMI do INSS

Damares pede que Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro falem à CPMI do INSS

Spread the love

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou na sexta-feira (22) um requerimento para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) sejam ouvidos pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes em descontos nas aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A CPMI foi instalada na quarta-feira (20) no Congresso Nacional com a missão de investigar irregularidades que, segundo a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU), somam cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. Os desvios teriam sido cometidos por associações que descontavam valores sem autorização dos beneficiários.

“Tudo precisa ser investigado”, afirmou Damares. Em seu pedido, a senadora argumenta que há indícios de que os descontos começaram nos primeiros mandatos de Lula e continuaram nas administrações seguintes, agravando-se no período atual. Ela sustentou que a presença de Lula e dos demais ex-chefes do Executivo seria “do interesse do próprio presidente” para dar transparência às apurações.

Além dos presidentes, o requerimento inclui a convocação de ex-dirigentes do INSS, do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT-PE), do ex-ministro Carlos Lupi (PDT) e de líderes de entidades investigadas. Entre eles está José Ferreira da Silva, o Frei Chico, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos e irmão do presidente Lula.

A comissão é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), e o deputado Alfredo Gaspar (União-BA) exerce a relatoria. Gaspar defendeu que, caso um ex-presidente seja convocado, todos devem prestar esclarecimentos, ressaltando o princípio da igualdade de tratamento.

Damares pede que Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro falem à CPMI do INSS - Imagem do artigo original

Imagem: Jeffers Rudy

O objetivo da CPMI é identificar a origem das irregularidades e responsabilizar servidores públicos e agentes políticos envolvidos nos desvios que afetaram aposentados e pensionistas.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *