Home / Política / Caiado e Ratinho Junior lideram índice de aprovação entre governadores, aponta Quaest

Caiado e Ratinho Junior lideram índice de aprovação entre governadores, aponta Quaest

Spread the love

Brasília — Levantamento Genial/Quaest divulgado nesta sexta-feira (22) mostra que Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Ratinho Junior (PSD-PR) registram os maiores percentuais de aprovação entre os governadores avaliados. O goiano soma 88% de avaliação positiva, enquanto o paranaense aparece com 84%.

O estudo, feito entre 13 e 17 de agosto, ouviu 12.150 eleitores em oito unidades da federação que concentram 66% do eleitorado nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%.

Sucessão em 2026

No estado de Goiás, 73% dos entrevistados afirmam que Caiado merece eleger seu sucessor. No Paraná, 70% disseram o mesmo sobre Ratinho Junior. O atual governador goiano aposta no vice Daniel Vilela (MDB) para a disputa de 2026. Já o paranaense ainda busca um nome de consenso.

Gestões bem avaliadas

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Jerônimo Rodrigues (PT-BA) têm, respectivamente, 60% e 59% de aprovação. Em São Paulo, 56% acreditam que Tarcísio deve ser reeleito, e o governador lidera as intenções de voto para 2026 com 43%. Na Bahia, o eleitorado se divide: 48% acham que Rodrigues merece continuar e 48% discordam. O ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) lidera a disputa no estado com 41%, seguido por Rodrigues, que aparece com 34%.

Desgaste em curso

Eduardo Leite (PSD-RS) e Romeu Zema (Novo-MG) aparecem em um segundo grupo, com aprovação de 58% e 55%, respectivamente. Mesmo assim, 54% dos gaúchos não apoiam a indicação de um sucessor por Leite, e em Minas Gerais o cenário é dividido: 48% rejeitam a continuidade do grupo de Zema e 46% aprovam.

Caiado e Ratinho Junior lideram índice de aprovação entre governadores, aponta Quaest - Imagem do artigo original

Imagem: mtag Gazeta do Povo José Cruz

Aprovação frágil

Raquel Lyra (PSD-PE) registra 51% de aprovação e 45% de reprovação. Para 54% dos pernambucanos, ela não merece novo mandato. No cenário estimulado, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), lidera com 55% das intenções de voto, contra 24% da governadora.

No Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) tem a menor aprovação do estudo, 43%, e 41% de desaprovação. Para 57% dos fluminenses, ele não deveria escolher um sucessor. Na disputa estadual, o prefeito carioca Eduardo Paes (PSD) aparece à frente com 35%, seguido por Rodrigo Bacellar (União Brasil) com 9%.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *