Home / Política / Bancos perdem bilhões após decisão de Flávio Dino que protege Alexandre de Moraes de sanções

Bancos perdem bilhões após decisão de Flávio Dino que protege Alexandre de Moraes de sanções

Venda Você Negócios
Spread the love

A determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino que impede a aplicação da Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes provocou perdas de bilhões de reais no valor de mercado dos principais bancos brasileiros.

Divulgada em 20 de agosto de 2025 durante episódio do podcast 15 Minutos, a informação detalha que as instituições financeiras agora se veem entre duas exigências opostas: cumprir a ordem da mais alta Corte do país ou obedecer às sanções internacionais, sob pena de multas elevadas e danos à reputação.

Impacto imediato no sistema financeiro

Ao blindar Moraes, a decisão gerou incerteza regulatória que se refletiu nas cotações bancárias. Analistas ouvidos no programa estimam que o recuo de valor de mercado chegou a cifras bilionárias ainda no primeiro dia útil após o anúncio.

Opinião pública prefere negociação

O podcast também apresentou pesquisa de opinião segundo a qual a maioria dos brasileiros defende diálogo e negociação para reduzir a tensão diplomática com os Estados Unidos, cujo “tarifaço” afeta diretamente preços e empregos no país.

Possíveis retaliações

Entre os cenários discutidos está a possibilidade de o STF retaliar congelando ativos de empresas norte-americanas no Brasil, hipótese comparada à extraterritorialidade de leis brasileiras aplicada em outros casos.

Até o momento, não há indicação de consenso entre bancos, governo e autoridades judiciais sobre como equilibrar a exigência nacional com as sanções externas.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *