Um Boeing 757-200 da Força Aérea dos Estados Unidos, totalmente pintado de branco e sem qualquer inscrição externa, pousou no Brasil na terça-feira (19) em operação mantida em sigilo pelas autoridades.
A aeronave, designada C-32B e apelidada “Gatekeeper”, chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no fim da tarde. Horas depois, decolou às 19h52 com destino a São Paulo, aterrissando no Aeroporto Internacional de Guarulhos ainda na noite de terça. Segundo as concessionárias Fraport (Porto Alegre) e GRU Airport (Guarulhos), toda a movimentação ocorreu normalmente e contou com autorização prévia do Ministério da Defesa.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que “o voo foi normal e havia plano de voo”. Até esta quarta-feira (20), nem o ministério nem a Embaixada dos Estados Unidos haviam detalhado o motivo da viagem. Informações preliminares indicam que o deslocamento serviria ao transporte de diplomatas norte-americanos a Porto Alegre.
Rota até o Brasil
Dados de monitoramento de voos mostram que o C-32B decolou de Nova Jersey, nos EUA, na segunda-feira (18). A aeronave fez escalas em Tampa, na Flórida, e em San Juan, Porto Rico, antes de seguir para a capital gaúcha.
Perfil da aeronave
De acordo com o site especializado AeroIn, o C-32B é empregado em missões do Departamento de Estado para transporte de militares, diplomatas, agentes de inteligência e equipes de resposta a crises, inclusive para evacuação de pessoal e proteção de embaixadas norte-americanas no exterior.

Imagem: Wikimedia Comms
Até o momento, não foram divulgadas informações adicionais sobre passageiros ou a finalidade exata da operação.
Com informações de Gazeta do Povo