Brasília – Um Ilyushin IL-76 operado pela companhia russa Aviacon Zitotrans, incluída em 2023 na lista de sanções dos Estados Unidos, pousou no Aeroporto Internacional de Brasília no domingo, 10 de agosto de 2025, e permaneceu até a noite de quarta-feira (13) na Base Aérea da capital sem autorização prévia do Congresso Nacional.
Desembarque sigiloso
A aeronave tocou a pista às 8h12 de domingo e foi imediatamente deslocada para a área militar, ficando oculta por árvores, embora a cauda de quase 15 metros pudesse ser vista do terminal de passageiros. Funcionários, motoristas e entusiastas de aviação acompanharam a movimentação durante três dias.
O modelo IL-76 é capaz de transportar entre 28 e 60 toneladas ou acomodar até 145 soldados. O cargueiro é comumente usado para levar equipamentos militares pesados e também opera em forças aéreas de países como China, Síria e Irã.
Cobrança por explicações
Parlamentares questionam a permanência da aeronave. “Nenhuma belonave ou aeronave militar pode entrar no Brasil sem autorização do Congresso, e não fomos informados”, afirmou o deputado general Girão (PL-RN). O senador Márcio Bittar (União-AC) apresentou requerimentos aos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores exigindo dados sobre carga, tripulação e missão; caso aprovados, o governo terá 30 dias para responder.
O tema deve ser abordado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, marcada para 10h de quinta-feira (14), quando o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, será ouvido.
Rota até o Brasil
Registros do flightradar24 indicam decolagem de Moscou em 7 de agosto, com escalas em Baku (Azerbaijão), Argel (Argélia) e Conacri (Guiné). Nos três primeiros destinos, o jato ficou menos de 24 horas; em Brasília, somou 72 horas completas.
Autorização expirada
A Agência Nacional de Aviação Civil informou que a última permissão de voo não regular da Aviacon Zitotrans expirou em abril de 2023. Ainda assim, o órgão localizou o registro de sobrevoo e pouso somente após ser questionado.

Imagem: Aline Rechmann via gazetadopovo.com.br
FAB mantém sigilo
A Força Aérea Brasileira confirmou a passagem do cargueiro, mas não divulgou detalhes de carga ou tripulação. A administradora do aeroporto, Inframerica, disse que eventuais informações devem partir da FAB. No terminal de carga civil, não houve solicitação de operação, o que sugere que qualquer movimentação ocorreu dentro da área militar.
Abastecimento indefinido
Na quarta-feira, ainda não se sabia qual empresa forneceria combustível. Em 2024, a BR Aviation recusou atendimento a um IL-96 que trouxe o chanceler russo Sergey Lavrov ao Rio de Janeiro; desta vez, a mesma companhia era apontada como provável fornecedora, mas não confirmou.
Decolagem e destino desconhecido
O IL-76 deixou Brasília às 19h16 de quarta-feira (13) em direção oeste. O Palácio do Planalto não esclareceu o motivo da escala. A chegada do cargueiro ocorreu um dia depois de telefonema entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente russo Vladimir Putin, no qual ambos trataram de temas do Brics.
Com informações de Gazeta do Povo