Home / Política / Alcolumbre anuncia proposta que reduz penas, mas afasta anistia para envolvidos no 8 de Janeiro

Alcolumbre anuncia proposta que reduz penas, mas afasta anistia para envolvidos no 8 de Janeiro

Spread the love

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), informou nesta quarta-feira (3) que pretende apresentar um texto alternativo ao projeto de lei de anistia destinado aos participantes dos atos de 8 de janeiro, em Brasília.

A iniciativa prevê a redução de penas para aqueles enquadrados em condutas consideradas de menor gravidade, mas exclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os principais articuladores das manifestações. “Eu vou votar o texto alternativo. É isso que eu quero votar no Senado”, declarou Alcolumbre ao jornal Folha de S.Paulo.

Discussão ocorre durante julgamento no STF

O anúncio acontece enquanto o Supremo Tribunal Federal julga denúncias de tentativa de golpe contra Bolsonaro e outros sete réus. Entre as possibilidades em estudo, segundo o portal Poder360, está a alteração da dosimetria das penas para evitar o acúmulo automático de punições, tornando as sentenças proporcionais à gravidade de cada infração.

Reação da oposição

Senadores aliados ao ex-presidente reagiram imediatamente. “Não existe anistia meia bomba. Não tem outra alternativa a não ser uma anistia ampla, geral e irrestrita”, afirmou o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao jornal O Estado de S. Paulo. Ele acrescentou que “não existe reduzir pena de nada, porque eles estão respondendo por crimes que não cometeram”.

Alcolumbre ainda não definiu data para apresentação ou votação da proposta. O presidente do Senado disse que o texto será debatido em reunião de líderes antes de ir ao plenário.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *