Home / Negócios / Unitree Robotics pode estrear na bolsa chinesa avaliada em até 50 bilhões de yuans

Unitree Robotics pode estrear na bolsa chinesa avaliada em até 50 bilhões de yuans

Spread the love

HONG KONG – A fabricante chinesa de robôs Unitree Robotics trabalha para realizar uma oferta pública inicial (IPO) que poderá avaliar a empresa em até 50 bilhões de yuans, cerca de US$ 7 bilhões, segundo duas fontes com conhecimento direto do assunto.

Vídeos divulgados pela companhia no ano passado, exibindo robôs capazes de andar, escalar e transportar cargas, impulsionaram a popularidade da startup em diversos países. O fundador, Wang Xingxing, participou em fevereiro de uma reunião com o presidente Xi Jinping ao lado de executivos da desenvolvedora de inteligência artificial DeepSeek, encontro considerado um marco para as políticas de tecnologia do governo chinês.

Preparativos para a listagem

Em publicação na rede social X na semana passada, a Unitree informou que está “avançando ativamente” nos preparativos do IPO e prevê enviar o pedido formal de listagem no quarto trimestre deste ano.

Se confirmada, a operação deve figurar entre as maiores aberturas de capital do setor de tecnologia na China nos últimos anos. O movimento ocorre em meio à estratégia de Pequim de facilitar o acesso das chamadas “campeãs nacionais” ao mercado de capitais para financiar expansão e pesquisa.

Contexto do mercado

A retomada gradual das ofertas nas bolsas chinesas vem após quase dois anos de paralisação, período marcado por maior rigor regulatório e instabilidade nos preços das ações. A China destina bilhões de dólares a áreas como robótica, semicondutores e inteligência artificial, em resposta ao envelhecimento da população e à competição tecnológica com os Estados Unidos.

Unitree Robotics pode estrear na bolsa chinesa avaliada em até 50 bilhões de yuans - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Não há, até o momento, detalhes sobre a quantidade de ações a ser ofertada nem sobre a data exata da estreia da Unitree nos pregões.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *