Home / Negócios / NBA coloca Brasil entre seus cinco principais mercados e destaca força de eventos e presença digital

NBA coloca Brasil entre seus cinco principais mercados e destaca força de eventos e presença digital

Spread the love

A NBA considera o Brasil um dos cinco mercados de maior relevância no mundo, afirmou Fabio Laudisio, vice-presidente de Parcerias Globais de Marketing da NBA Latam, em entrevista ao programa Game Changers, do InfoMoney.

Segundo o executivo, o fuso horário brasileiro funciona como vantagem competitiva. “Os jogos entram no prime time local, o horário que o torcedor já reserva para assistir ao futebol”, comparou. Em regiões como Europa e Ásia, as partidas costumam ocorrer de madrugada ou pela manhã.

Pilares: experiências presenciais e engajamento digital

Laudisio enumerou dois fatores que sustentam o crescimento da liga no país:

Experiências físicas – A NBA promove ações como a NBA House e o NBA Park, em Gramado (RS), além de manter 32 lojas próprias. “Muitas vezes o fã passa mais de uma hora dentro da loja sem necessariamente comprar. Ele está interagindo com a marca”, explicou.

Atuação digital – A liga opera cinco canais principais (Facebook, YouTube, X, TikTok e Instagram) com conteúdos segmentados. Como exemplo, citou a série “NBA na Estrada”. Na primeira temporada, os apresentadores do Podpah, Igão e Mitico, viajaram pelos Estados Unidos; na segunda, o anfitrião é Fred Bruno, do Globo Esporte. “O fã quer ver bastidores, os treinos e as cidades dos times”, comentou.

Crescimento após abertura de escritório em São Paulo

O escritório da NBA em São Paulo, inaugurado em 2012, marcou a virada de patamar da operação no país. Laudisio lembrou que, antes da unidade, pouco mais de 100 jogos eram transmitidos pela ESPN. Hoje, são mais de 500 partidas exibidas em TV aberta, fechada e streaming.

Na mesma década, a liga passou de nenhuma para 32 lojas e criou eventos locais, como a NBA House, que se tornou referência global de ativação das finais.

Brasil lidera engajamento

O executivo ressaltou que o torcedor brasileiro interage com a NBA de forma diferente do comportamento visto no futebol. “Na parte de engajamento, o Brasil lidera. Muitas decisões digitais são tomadas com base em business intelligence porque vemos que o fã participa, comenta e compartilha”, disse.

O Game Changers traz quinzenalmente entrevistas com personalidades que transformam o esporte, e pode ser acompanhado no canal do InfoMoney no YouTube.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *