Home / Negócios / Inteligência artificial impulsiona 1,29 bilhão de tentativas de phishing na América Latina em um ano, aponta Kaspersky

Inteligência artificial impulsiona 1,29 bilhão de tentativas de phishing na América Latina em um ano, aponta Kaspersky

Spread the love

O relatório “Panorama de Ameaças Cibernéticas de 2025”, divulgado pela Kaspersky nesta terça-feira (9) em Manaus (AM), mostra que os ataques de phishing atingiram patamar recorde na América Latina entre julho de 2024 e julho de 2025. Segundo o estudo, mais de 1,29 bilhão de tentativas foram bloqueadas na região, alta de 85% em comparação com o período imediatamente anterior.

No Brasil, a empresa de cibersegurança registrou 553 milhões de tentativas de phishing nos últimos 12 meses — média diária de 1,5 milhão, ou 2,6 ataques por habitante. A modalidade permanece como a principal ameaça digital no país.

IA facilita golpes em larga escala

De acordo com Fábio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise da Kaspersky para a América Latina, a popularização de ferramentas de inteligência artificial permitiu que cibercriminosos criassem mensagens mais convincentes e em maior volume. “Um atacante inexperiente consegue lançar várias campanhas com linguagem legítima e em escala, porque a IA possibilita isso”, afirmou.

A combinação entre soluções de automação e plataformas de phishing-as-a-service reduz barreiras técnicas e coloca infraestrutura pronta à disposição de grupos criminosos. Exemplos como a plataforma Darcula, que dispara mensagens automaticamente, ilustram a facilidade para distribuir links maliciosos por e-mail, SMS ou aplicativos de conversas.

Outras ameaças monitoradas

Embora o phishing lidere o ranking, o relatório também aponta 408 milhões de tentativas de infecção por malware bloqueadas no Brasil no último ano. Já os incidentes de ransomware somaram 549 mil ocorrências, aumento de 12% sobre o ciclo anterior.

A expansão de golpes via SMS (smishing) e aplicativos de mensagens amplia o alcance das campanhas, tornando usuários comuns o principal alvo dos criminosos.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *