Home / Negócios / Furacão Erin se intensifica para categoria 4 e se aproxima da 5

Furacão Erin se intensifica para categoria 4 e se aproxima da 5

Spread the love

O Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) confirmou na manhã deste sábado, 16 de agosto de 2025, que o furacão Erin alcançou a categoria 4 na Escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 145 mph (aproximadamente 233 km/h) e rajadas ainda mais fortes. A pressão mínima medida pela missão Hurricane Hunters da NOAA caiu para 935 mb às 8h AST.

A intensificação foi veloz. No boletim das 5h AST, os ventos estavam em 130 mph. No fim da tarde de sexta-feira, Erin era categoria 1, com 75 mph. O aumento de 70 mph em 15 horas caracteriza um episódio de intensificação rápida, definido quando há ganho de pelo menos 35 mph em menos de 24 horas.

O NHC projeta que o sistema continue se fortalecendo nas próximas 12 horas, favorecido por águas muito quentes, baixa cisalhamento de vento e alta umidade. Com isso, não está descartada a evolução para categoria 5, que exige ventos acima de 157 mph (252 km/h).

Embora ainda compacto, o furacão deve aumentar de tamanho ao longo dos próximos dias. Modelos indicam que, até quarta-feira, o diâmetro de Erin pode ficar duas a três vezes maior que o atual, aumentando a área sujeita a mar agitado e correntezas de retorno ao longo da costa leste dos Estados Unidos.

A trajetória projetada coloca o centro da tempestade entre Bermuda e o litoral dos EUA, sem previsão de landfall direto. Ainda assim, ondas altas e risco elevado de ressacas devem atingir a faixa costeira norte-americana.

Além do furacão, o NHC monitora uma pequena perturbação atmosférica próxima à costa da Carolina do Norte. O sistema apresenta 10% de chance de desenvolvimento nos próximos dias, mas já provoca chuva e trovoadas entre Carolina do Norte e Virgínia neste fim de semana.

Com informações de Forbes

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *