Home / Negócios / Cade amplia investigação sobre possível abuso do Google no uso de notícias em buscas

Cade amplia investigação sobre possível abuso do Google no uso de notícias em buscas

Spread the love

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) decidiu aprofundar o inquérito que apura suposto abuso de posição dominante do Google nos mercados de busca online e de distribuição de notícias.

Em despacho assinado pelo conselheiro Diogo Thomson e publicado nesta quinta-feira, o órgão convocou sociedade civil, entidades de classe, acadêmicos e demais interessados a enviar contribuições que possam esclarecer o caso.

Processo aberto em 2019

O inquérito, instaurado em 2019, investiga alegações de utilização indevida de conteúdo jornalístico de terceiros nas plataformas Google Search e Google News. A prática, segundo queixa apresentada ao Cade, teria potencial para reduzir o tráfego orgânico dos veículos de imprensa e comprometer a sustentabilidade econômica do setor.

Foco em algoritmo, IA e remuneração

Nesta fase, o Cade pretende avaliar os impactos de mudanças de algoritmos e de ferramentas de inteligência artificial no tráfego de notícias, além de examinar a remuneração de conteúdos jornalísticos e os efeitos da integração entre busca e publicidade digital.

Como participar

As manifestações são voluntárias, de caráter informativo e não geram ônus processual para os colaboradores. Podem ser enviados documentos, pareceres, estudos ou análises até 28 de setembro, por meio do protocolo eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Cade. As contribuições que chegarem dentro do prazo passarão a integrar oficialmente os autos do processo.

De acordo com o órgão, o objetivo é reunir subsídios que auxiliem o Tribunal do Cade na decisão final sobre o inquérito.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *