Boston (EUA) – O terceira-base Alex Bregman, do Boston Red Sox, decidiu suspender qualquer negociação de extensão contratual até o fim da temporada e deve exercer a cláusula de saída para voltar ao mercado de agentes livres, informou o repórter Tim Healy, do jornal The Boston Globe.
Depois de não encontrar o acordo desejado em sua primeira passagem pela agência livre, no último inverno, o jogador de 31 anos vive um ano de retomada em Boston. Até o momento, bate .298/.380/.531, com 14 home runs, e apresenta a melhor média de rebatidas da carreira — superando os .296 registrados anteriormente. O desempenho lhe rendeu a terceira convocação para o All-Star Game.
Contrato atual e histórico recente
Bregman assinou com os Red Sox em 15 de fevereiro deste ano por três anos e US$ 120 milhões, com opções de saída ao término de cada campanha. O acordo veio após o atleta recusar uma proposta de seis temporadas e US$ 156 milhões do Houston Astros, equipe pela qual atuou nove anos e acumulou 39,6 de WAR, duas participações em All-Star Games, além de prêmios Silver Slugger e Gold Glove.
Em 2024, seu rendimento caiu para .260/.315/.453 e 116 de OPS+, impactado principalmente por uma queda na taxa de walks de 12,7% para 6,9%. A volta aos bons números em 2025 reforça a expectativa de que ele busque um vínculo mais longo na próxima entressafra.
Desafios na próxima negociação
Apesar do crescimento ofensivo, o mercado pode levantar questões sobre idade e ambiente favorável dos estádios. Bregman completará 32 anos em março, faixa etária na qual poucos jogadores asseguraram contratos de cinco anos na última década — casos de Lorenzo Cain, Freddie Freeman e DJ LeMahieu. Além disso, tanto o Minute Maid Park, em Houston, quanto o Fenway Park, em Boston, estão entre os mais propícios para rebatedores destros que puxam a bola, característica central do defensor de terceira base.

Imagem: forbes.com
Impacto para o Boston Red Sox
Manter Bregman é visto como prioridade no Fenway. Sua chegada levou o clube a negociar Rafael Devers, então rosto da franquia. Caso o astro deixe a equipe após apenas uma temporada, Boston passará de dois terceiros-bases de alto nível para nenhum em menos de um ano. Para evitar esse cenário, o time precisará oferecer um compromisso de longo prazo — possivelmente cinco temporadas ou mais — com salário elevado.
O desempenho do infielder até aqui reforça a convicção de que ele reivindicará esse tipo de contrato quando o mercado abrir novamente.
Com informações de Forbes