Home / Internacional / Wall Street Journal classifica processo no STF contra Bolsonaro como “julgamento do século” no Brasil

Wall Street Journal classifica processo no STF contra Bolsonaro como “julgamento do século” no Brasil

Spread the love

O jornal norte-americano The Wall Street Journal descreveu a ação penal conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus como “o julgamento do século” no Brasil.

A avaliação foi publicada nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, data em que o STF realiza a sexta sessão dedicada ao chamado núcleo 1 do caso, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Acusações e detalhes do suposto plano

Segundo o processo, os réus respondem por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado por violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Documentos anexados aos autos mencionam um complô batizado de “Adaga Verde e Amarela”, que previa, de acordo com as investigações, assassinatos de adversários políticos — entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre de Moraes — por meio de envenenamento e explosões com granadas. O Wall Street Journal comparou o suposto roteiro a um “thriller de Hollywood”.

Posicionamento de Bolsonaro

Em entrevista recente ao próprio jornal americano, Jair Bolsonaro negou qualquer participação na trama. O ex-presidente cumpre prisão domiciliar enquanto o processo avança no STF.

Voto de Luiz Fux

Na sessão desta quarta-feira, o ministro Luiz Fux votou pela anulação da ação penal. Ele argumentou que o Supremo não teria competência para conduzir o julgamento porque nenhum dos acusados detém foro privilegiado.

O julgamento prossegue no plenário do STF, que definirá se aceita ou não o entendimento de Fux e, consequentemente, se mantém ou extingue o processo.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *