A Ucrânia se dispôs a adquirir US$ 100 bilhões em armamentos fabricados nos Estados Unidos, com financiamento europeu, caso receba garantias de segurança de Washington após um eventual acordo de paz com a Rússia. A informação foi publicada pelo jornal britânico Financial Times nesta segunda-feira (18).
Documento entregue a Trump
Segundo o periódico, a proposta consta de um documento apresentado pela delegação ucraniana, liderada pelo presidente Volodymyr Zelensky, durante reuniões na Casa Branca com o presidente norte-americano, Donald Trump, além de líderes europeus e representantes da Otan. Zelensky e Trump conversaram com jornalistas no Salão Oval antes de seguir para um encontro ampliado no Salão Leste.
Parceria para produção de drones
O Financial Times acrescenta que Kiev e Washington também negociam um acordo de US$ 50 bilhões para fabricar drones em parceria com empresas ucranianas.
Contato com Putin
Após as reuniões, Trump escreveu na rede Truth Social que os participantes discutiram as garantias de segurança solicitadas por Kiev. O presidente norte-americano afirmou ainda ter telefonado para o presidente russo, Vladimir Putin, com o objetivo de organizar um encontro entre Putin e Zelensky, seguido de uma segunda reunião que contaria com a presença de Trump.

Imagem: AAR SCHWARTZ
Com informações de Gazeta do Povo