Home / Internacional / Trump determina retirada imediata de moradores de rua de Washington e promete cidade “mais segura e bonita”

Trump determina retirada imediata de moradores de rua de Washington e promete cidade “mais segura e bonita”

Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou neste domingo (10) que todas as pessoas em situação de rua deixem imediatamente Washington, prometendo transferi-las para abrigos fora da capital e intensificar a repressão contra a criminalidade.

A decisão foi divulgada em publicação na plataforma Truth Social, acompanhada de fotos que mostram barracas e lixo em vias públicas. Trump anunciou para esta segunda-feira (11) uma coletiva de imprensa na qual apresentará detalhes do plano que, segundo ele, tornará a cidade “mais segura e bonita do que nunca”.

Possível intervenção federal

Desde que reassumiu o mandato em janeiro, o presidente vem ameaçando colocar Washington — que possui estatuto especial de autogoverno — sob controle direto da União. Para isso, seria necessária aprovação do Congresso, uma vez que a autoridade presidencial limita-se a edifícios e áreas federais. A Casa Branca não informou qual dispositivo legal permitiria a remoção forçada dos moradores de rua.

Números sobre população de rua

Levantamento da organização Community Partnership indica que, em média, 3.782 pessoas dormem em abrigos ou nas ruas da capital a cada noite; cerca de 800 passam a noite ao relento.

Reação da prefeitura

A prefeita Muriel Bowser contestou as afirmações de Trump sobre criminalidade crescente. Segundo ela, os crimes violentos caíram 26% nos sete primeiros meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, enquanto a criminalidade geral recuou 7%.

Cenário de violência

Embora 2024 tenha registrado o menor índice de crimes violentos em três décadas, dados federais mostram que Washington permaneceu na liderança nacional em taxa de delitos desse tipo, com 1.151 casos para cada 100 mil habitantes em 2023, além de 4.307 crimes contra o patrimônio na mesma base de comparação.

Trump determina retirada imediata de moradores de rua de Washington e promete cidade “mais segura e bonita” - Imagem do artigo original

Imagem: BONNIE CASH via gazetadopovo.com.br

Em contraste internacional, o Atlas da Violência 2024 aponta que o Rio de Janeiro teve taxa de homicídios de 55,5 por 100 mil habitantes, superior à de Washington nesse item específico. Contudo, considerando todos os crimes violentos, a capital norte-americana apresenta índices proporcionais mais elevados do que a cidade brasileira.

Ref ref ref ref

Nos últimos meses, Trump já havia enviado 450 agentes federais a Washington após um assessor ser atacado, medida vista como parte de uma estratégia para reforçar a segurança e recuperar o controle da narrativa sobre a capital, que o presidente descreve como “em decadência”.

Mais detalhes sobre o plano de remoção de sem-teto devem ser divulgados na coletiva desta segunda-feira.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *