O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, que pretende assinar uma ordem executiva para obrigar a apresentação de documento de identificação em todos os votos no país, sem exceções.
Em mensagem publicada na rede social Truth Social, Trump afirmou que a medida faz parte de um pacote de mudanças no sistema eleitoral que ele deseja implementar antes das eleições legislativas de meio de mandato, marcadas para 2026.
O plano divulgado pelo republicano inclui:
- Limitar o voto por correio apenas a eleitores gravemente enfermos e militares em serviço fora do território norte-americano;
- Substituir as urnas eletrônicas por cédulas de papel;
- Realizar a contagem dos votos de forma exclusivamente manual.
Segundo Trump, a adoção de cédulas físicas e a exigência de identificação aumentariam a transparência e reduziram a possibilidade de fraudes — ponto que ele questiona desde a eleição presidencial de 2020.
A iniciativa, contudo, levanta dúvidas jurídicas. Nos Estados Unidos, a administração das eleições é responsabilidade dos governos estaduais, o que pode limitar o alcance de uma ordem executiva federal.

Imagem: Yuri Gripas
Apesar das possíveis contestações, o presidente disse que avançará com o decreto para “garantir confiança total” no processo eleitoral antes do próximo ciclo eleitoral.
Com informações de Gazeta do Povo