O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta terça-feira (2) que militares norte-americanos atingiram um barco suspeito de tráfico de drogas no mar do Caribe, resultando na morte de 11 ocupantes, identificados como membros da gangue venezuelana Tren de Aragua.
Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou que o ataque foi realizado “nas primeiras horas da manhã”, por ordem direta dele, na área de responsabilidade do Southcom (Comando Sul dos EUA). O presidente lembrou que, desde fevereiro, o Tren de Aragua é classificado pelo governo norte-americano como organização terrorista.
“O Tren de Aragua opera sob o controle de Nicolás Maduro e é responsável por assassinatos em massa, tráfico de drogas, tráfico sexual e atos de violência e terrorismo nos Estados Unidos e no Hemisfério Ocidental”, escreveu o republicano.
Segundo o mandatário, o grupo navegava em águas internacionais transportando entorpecentes com destino aos Estados Unidos quando foi alvo de um “ataque cinético”. Nenhum militar norte-americano ficou ferido.
Mais cedo, em entrevista coletiva na Casa Branca, Trump havia dito que forças dos EUA “literalmente destruíram” uma embarcação que “transportava muitas drogas” vinda da Venezuela. A operação foi confirmada na rede X pelo secretário de Estado, Marco Rubio.

Imagem: AL DRAGO
Este é o primeiro ataque a uma embarcação no sul do Caribe desde a chegada de oito navios de guerra e um submarino nuclear norte-americano à região, operação destinada, segundo Washington, a impedir o envio de drogas aos Estados Unidos. O governo de Nicolás Maduro alega que a ação serve de pretexto para uma intervenção militar na Venezuela.
Com informações de Gazeta do Povo