Home / Internacional / Trump critica condenação de Bolsonaro pelo STF e diz ser “muito ruim para o Brasil”

Trump critica condenação de Bolsonaro pelo STF e diz ser “muito ruim para o Brasil”

Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou insatisfação nesta quinta-feira (11) com a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.

Ao conversar com jornalistas na saída da Casa Branca, em Washington, Trump afirmou que a sentença representa “algo muito ruim para o Brasil” e classificou Bolsonaro como “um líder exemplar”. “Assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso pudesse acontecer. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Ele foi um bom homem e não vejo isso acontecendo”, declarou.

A análise do caso terminou em 4 votos a 1 pela condenação de Bolsonaro. O voto decisivo foi proferido pela ministra Cármen Lúcia, que acompanhou o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e apontou o ex-presidente como articulador do plano de ruptura institucional. O ministro Luiz Fux foi o único a se posicionar pela absolvição.

Trump já havia chamado o processo contra Bolsonaro de “caça às bruxas” e, em diversas ocasiões, comparou o episódio às ações judiciais que enfrenta nos Estados Unidos. Em julho, o governo norte-americano aplicou sanções a ministros do STF e utilizou a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, além de elevar tarifas sobre produtos brasileiros, aumentando a pressão diplomática e econômica sobre o país.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *