Home / Internacional / Trump cita Brasília como exemplo de violência ao anunciar controle federal sobre a polícia de Washington

Trump cita Brasília como exemplo de violência ao anunciar controle federal sobre a polícia de Washington

Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (11) que o governo federal assumirá o comando da polícia de Washington, D.C. e mobilizará tropas da Guarda Nacional para conter a criminalidade na capital norte-americana.

Durante entrevista coletiva, Trump exibiu uma tabela com taxas de homicídio de diferentes capitais e destacou Brasília como referência de cidade violenta. Segundo os números apresentados por ele, Washington teria registrado 41 homicídios por 100 mil habitantes, enquanto a capital brasileira apareceria com 13 por 100 mil.

“Olhem isso. Nossa taxa é o dobro da de Bagdá. Cidade do Panamá, Brasília, San José na Costa Rica, Bogotá, Cidade do México, Lima”, afirmou o republicano, questionando se alguém desejaria viver em locais “assim”. Ele acrescentou que, se os jornalistas “escrevessem corretamente”, compreenderiam a gravidade dos dados.

Dados estão desatualizados

Os índices utilizados por Trump não refletem os valores mais recentes. O Atlas da Violência 2025 aponta que a marca de 13 homicídios por 100 mil habitantes em Brasília refere-se a 2021; em 2024, a taxa caiu para 11. Já a própria Casa Branca, ao divulgar detalhes da intervenção, incluiu um estudo do Centro de Iniciativas de Segurança Pública do Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT) indicando que Washington registrou 39,4 homicídios por 100 mil habitantes em 2023 e 27,3 no ano passado.

Trump cita Brasília como exemplo de violência ao anunciar controle federal sobre a polícia de Washington - Imagem do artigo original

Imagem: WILL OLIVER via gazetadopovo.com.br

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como endêmica a violência em regiões que apresentam dez ou mais homicídios por 100 mil habitantes ao ano.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *