Home / Internacional / Trump ameaça cortar verbas federais de escolas da Califórnia que adotarem políticas trans

Trump ameaça cortar verbas federais de escolas da Califórnia que adotarem políticas trans

Spread the love

Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025, que suspenderá o repasse de recursos federais a qualquer distrito escolar da Califórnia que não siga as diretrizes da Casa Branca sobre pessoas transgênero.

“Qualquer distrito escolar da Califórnia que não cumprir nossas políticas sobre pessoas transgênero não receberá financiamento”, escreveu o republicano em sua rede social, a Truth Social.

Segundo o portal ED100, verbas federais costumam representar entre 8% e 10% do orçamento da educação pública californiana; o restante vem de fontes estaduais e locais.

Subsídio já foi cancelado

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) retirou um subsídio do Programa de Educação sobre Responsabilidade Pessoal (PREP) da Califórnia, destinado à prevenção da gravidez na adolescência e de doenças sexualmente transmissíveis.

Andrew Gradison, secretário interino da Administração para Crianças e Famílias, vinculada ao HHS, declarou à Fox News que o corte ocorreu porque o estado “se recusou a remover a ideologia de gênero radical” do currículo financiado por recursos federais. “O governo Trump não permitirá que o dinheiro dos contribuintes seja usado para doutrinar crianças”, afirmou.

Outras medidas adotadas

Desde o início do atual mandato, Trump determinou que o país reconhece apenas “dois sexos”, revogou passaportes com a marcação de gênero “X”, vetou mulheres trans em esportes femininos e proibiu pessoas trans nas Forças Armadas.

Trump ameaça cortar verbas federais de escolas da Califórnia que adotarem políticas trans - Imagem do artigo original

Imagem: Bruno Sznajdermancom agência EFE

Em janeiro, a Casa Branca barrou a participação de atletas trans em competições escolares femininas, decisão endossada pela Suprema Corte. O governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), classificou como “injusta” a inclusão de mulheres trans nesses esportes, posicionamento próximo ao do governo federal.

O Executivo federal também expediu intimações a cerca de 20 especialistas e centros médicos envolvidos em procedimentos de redesignação de gênero em menores de idade.

Até o momento, autoridades californianas não informaram se adotarão medidas legais para contestar a ameaça de corte de verbas.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *