Home / Internacional / Administração Trump registra 465 prisões na primeira semana de controle federal da polícia em Washington

Administração Trump registra 465 prisões na primeira semana de controle federal da polícia em Washington

Spread the love

O governo dos Estados Unidos informou nesta terça-feira, 19 de agosto de 2025, que 465 pessoas foram presas em Washington, D.C., desde que a Casa Branca assumiu o comando da Polícia Metropolitana há uma semana.

A procuradora-geral Pam Bondi, designada pelo presidente Donald Trump para coordenar a operação federal, destacou que também foram confiscadas 68 armas de fogo e apresentadas diversas acusações por homicídio, narcotráfico e porte ilegal de arma.

Prisão de membro da MS-13

Somente na noite de 18 de agosto ocorreram 52 detenções, entre elas a de um integrante da quadrilha Mara Salvatrucha (MS-13). Nessa ação, nove armas foram retiradas das ruas.

De acordo com Bondi, quase metade das prisões aconteceu em áreas consideradas de maior índice de criminalidade na capital norte-americana. “Moradores e turistas reconhecem o esforço extraordinário das forças policiais locais e federais”, afirmou.

Intervenção federal

Trump declarou Emergência de Segurança Pública em 11 de agosto, citando uma “onda de crimes” na cidade, e utilizou uma cláusula da Lei de Autonomia de 1973 para assumir o controle da polícia distrital. No mesmo dia, autorizou o deslocamento de cerca de 800 integrantes da Guarda Nacional de Washington.

Administração Trump registra 465 prisões na primeira semana de controle federal da polícia em Washington - Imagem do artigo original

Imagem: Bruno Sznajderman

Desde então, a presença de agentes federais de órgãos como FBI, DEA e Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) aumentou significativamente. Governadores da Virgínia Ocidental, Ohio, Mississippi e Carolina do Sul anunciaram o envio de aproximadamente 900 soldados da Guarda Nacional nos próximos dias para reforçar a operação.

Reações locais

A prefeita de Washington, Muriel Bowser, do Partido Democrata, contesta a justificativa da Casa Branca e afirma que os índices atuais de crimes violentos são os mais baixos em décadas. Na sexta-feira anterior, autoridades da cidade ingressaram com uma ação judicial contra o governo federal, alegando “tomada hostil” da Polícia Metropolitana e abuso de poder.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *