A Corte de Apelações do 11º Circuito dos Estados Unidos suspendeu, nesta quinta-feira (4), a decisão que determinava a desativação do centro de detenção de imigrantes ilegais Alligator Alcatraz, localizado em uma região pantanosa da Flórida. O despacho representa uma vitória para o governo estadual e para o presidente Donald Trump.
Em 21 de agosto, a juíza Kathleen Williams, do Distrito Sul da Flórida, havia dado prazo até o fim de outubro para o desmonte das instalações e proibido a entrada de novos detidos. Com a decisão colegiada, esse cronograma fica suspenso até o julgamento do mérito da apelação apresentada pelo governo federal e pelo estado da Flórida.
Reação do governo da Flórida
“Alligator Alcatraz permanece aberto, como sempre dissemos”, afirmou o governador Ron DeSantis em vídeo divulgado nas redes sociais logo após o pronunciamento da corte. Ele classificou Williams como “juíza esquerdista” por ter sido indicada pelo ex-presidente Barack Obama e ressaltou que a unidade continua removendo e deportando estrangeiros em situação irregular.
A decisão também impede que a magistrada prossiga com o caso enquanto durar o processo de recurso. Para o procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, trata-se de “uma vitória para a Flórida e para a agenda do presidente Trump”.
Impacto sobre opositores
O revés atinge os grupos ambientais Friends of The Everglades e Center for Biological Diversity, além da tribo indígena Miccosukee, que pediam a desativação da prisão. As entidades já haviam anunciado intenção de levar o assunto até a Suprema Corte, se necessário.

Imagem: CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH
Contexto do centro de detenção
Inaugurado em 3 de julho, Alligator Alcatraz recebeu a visita de Trump dois dias antes, quando foi estimada capacidade para até 5 mil imigrantes. A instalação se tornou símbolo das políticas migratórias do republicano. Em agosto, o número de pessoas mantidas sob custódia do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) alcançou 61.226, quase o dobro do registrado no início da administração.
Ainda nesta semana, antes da suspensão, DeSantis apresentou proposta para um novo centro de detenção no noroeste do estado, batizado de Panhandle Pokey. Já o diretor de Gestão de Emergências da Flórida, Kevin Guthrie, havia informado que Alligator Alcatraz poderia ficar sem detidos em breve, apesar da ordem anterior de fechamento.
Com informações de Gazeta do Povo