Home / Internacional / PT repudia envio de navios de guerra dos EUA à região da Venezuela e fala em defesa da soberania

PT repudia envio de navios de guerra dos EUA à região da Venezuela e fala em defesa da soberania

Spread the love

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota, nesta segunda-feira (31), condenando a presença de embarcações militares dos Estados Unidos próximas à costa da Venezuela. O documento, assinado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), contesta a estratégia do presidente norte-americano Donald Trump e reafirma o compromisso brasileiro com a soberania e a solução pacífica de conflitos.

De acordo com o texto, “não aceitamos ameaças nem atos violentos contra a Venezuela. Nossa região quer permanecer um exemplo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas”. O partido também considera “imperativo que prevaleça a serenidade” e afirma que ações militares “desrespeitam a tradição sul-americana de buscar saídas negociadas”.

Movimentação militar

No sábado (30), Washington enviou mais um navio de guerra para o sul do Caribe, elevando para oito o número de embarcações na área. O novo destróier, projetado para defesa aérea e capaz de lançar mísseis de longo alcance, atravessou o Canal do Panamá vindo do oceano Pacífico. Um submarino de ataque rápido movido a energia nuclear também foi deslocado para a mesma região, totalizando cerca de 4.500 marinheiros envolvidos na operação.

Na sexta-feira (29), o chefe de gabinete de Trump, Stephen Miller, declarou que a iniciativa militar tem como objetivo “desmantelar cartéis e facções terroristas estrangeiras no hemisfério sul”.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *