Home / Internacional / Protesto contra imigração irregular reúne mais de 100 mil pessoas em Londres

Protesto contra imigração irregular reúne mais de 100 mil pessoas em Londres

Spread the love

Mais de 100 mil manifestantes caminharam pelas ruas de Londres neste sábado, 13 de setembro de 2025, para exigir maior rigor na fiscalização das fronteiras britânicas. O ato foi convocado pelo ativista nacionalista Tomy Robinson e adotou o lema Unite the Kingdom (“Unir o Reino Unido”).

Empunhando bandeiras do Reino Unido e da Inglaterra, os participantes entoaram cânticos como “parem os barcos” e “devolvam-nos para casa”, em referência ao aumento da imigração irregular. O movimento também foi visto como reação à crise política que envolve o governo trabalhista do primeiro-ministro Keir Starmer.

Crise no governo

Nos últimos dias, o gabinete trabalhista sofreu a renúncia da vice-primeira-ministra Angela Rayner e dispensou o embaixador em Washington, Peter Mandelson, acusado de ligações com Jeffrey Epstein. Segundo o The Guardian, lideranças internas alertaram Starmer de que seu tempo à frente do governo “está se esgotando”.

Apoio internacional

Figuras da direita mundial, entre elas o empresário Elon Musk, manifestaram apoio ao protesto. Em vídeo divulgado on-line, Musk declarou querer “uma Grã-Bretanha maior do que já foi”, criticou a “migração massiva e descontrolada” e acusou o governo de falhar na proteção de cidadãos, inclusive crianças vítimas de gangues.

Segurança reforçada

A Polícia Metropolitana mobilizou 1.600 agentes para acompanhar a passeata, reforçados por efetivos dos condados de Leicestershire, Nottinghamshire e Devon & Cornwall. Não houve registro de confrontos graves até o fim do ato.

Homenagens a Charlie Kirk

Durante a marcha, manifestantes prestaram tributo ao ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, morto a tiros na quarta-feira, 10, durante um debate universitário em Utah. Alguns participantes carregaram cruzes com o nome de Kirk. Em publicação na rede social X, Robinson escreveu: “Milhões de patriotas cruzam o Tâmisa rumo a Whitehall em uma demonstração de unidade patriótica. Esta é para você, Charlie Kirk”.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *