Home / Internacional / Presidente boliviano critica deslocamento de navios de guerra dos EUA perto da Venezuela

Presidente boliviano critica deslocamento de navios de guerra dos EUA perto da Venezuela

Spread the love

Brasília, 20 ago. 2025 – O presidente da Bolívia, Luis Arce, repudiou nesta quarta-feira (20) o envio de três navios de guerra dos Estados Unidos ao Caribe, nas proximidades do território venezuelano, e classificou as acusações norte-americanas contra o governo de Nicolás Maduro como “infâmias”.

“Do coração da América do Sul, condenamos veementemente o envio militar dos Estados Unidos para as águas que cercam o território caribenho venezuelano”, escreveu Arce em suas redes sociais.

O chefe de Estado boliviano afirmou que “durante séculos” o povo venezuelano demonstrou “firme vocação para a paz, a amizade e a integração dos povos” do continente. Ele considerou “uma das maiores infâmias do governo Trump” associar a Revolução Bolivariana e o presidente Nicolás Maduro ao narcotráfico, criticando o “uso recorrente da guerra às drogas como instrumento de intervenção imperialista em países que não se alinham com seus interesses geopolíticos”.

Arce enviou “um abraço fraterno” ao governo Maduro e ao “valente povo venezuelano, que sempre foi generoso com a Bolívia”. O presidente também pediu que a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e o bloco ALBA-TCP convoquem “reuniões de emergência” para discutir o tema e defender “a soberania e a paz regionais”.

Na véspera, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, declarou que Washington está disposto a “usar todo o seu poder” para conter o fluxo de drogas para os Estados Unidos. Ela confirmou o deslocamento de três navios, com cerca de 4.000 militares, para águas caribenhas próximas à Venezuela.

Presidente boliviano critica deslocamento de navios de guerra dos EUA perto da Venezuela - Imagem do artigo original

Imagem: EPA EFE

Segundo Leavitt, “o regime de Maduro não é o governo legítimo da Venezuela, mas um cartel de drogas”. A representante reforçou que o presidente Donald Trump está “preparado” para combater o narcotráfico e “levar os responsáveis à justiça”.

Aliado político de Maduro, Arce recebeu em 6 de agosto o chanceler venezuelano, Yván Gil, durante as comemorações do bicentenário da independência boliviana.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *