Home / Internacional / Parlamento Europeu solicita que União Europeia inclua Cartel de los Soles em lista de grupos terroristas

Parlamento Europeu solicita que União Europeia inclua Cartel de los Soles em lista de grupos terroristas

Spread the love

O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira, 11 de setembro de 2025, uma resolução que recomenda ao Conselho da União Europeia a inclusão do Cartel de los Soles – apontado como chefiado pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro – no rol oficial de organizações terroristas do bloco.

O texto recebeu 355 votos favoráveis e 173 contrários. Durante o debate, a eurodeputada espanhola Alma Ezcurra (Partido Popular, centro-direita) declarou que Maduro levou ao extremo um modelo de narcotráfico antes idealizado por Pablo Escobar. Para ela, o líder venezuelano é “um narcotraficante com poder de Estado” que utiliza o terror para controlar a população, contando, segundo disse, com a conivência de alguns governos europeus.

Acusações contra o regime venezuelano

A resolução cita nominalmente membros do governo de Caracas, entre eles Diosdado Cabello, Jorge Rodríguez, Delcy Rodríguez e o general Vladimir Padrino López. De acordo com o documento, essas autoridades comandariam uma estrutura que usa instituições oficiais para facilitar o tráfico internacional de cocaína, corrompendo setores militares e judiciais. Os parlamentares recordam que os Estados Unidos já classificam a rede como braço do narcoterrorismo.

Conexões regionais

Além do Cartel de los Soles, foram mencionados o Clan del Golfo e facções dissidentes das FARC. Segundo o Parlamento, esses grupos oferecem suporte, abrigo e logística a organizações armadas colombianas, fortalecendo circuitos de narcotráfico, contrabando de armas e lavagem de dinheiro na fronteira entre Colômbia e Venezuela.

Impacto na Colômbia

Os eurodeputados alertaram para a instabilidade política colombiana, onde a violência de cartéis e dissidências já resultou em assassinatos de líderes, como o do senador Miguel Uribe Turbay. O texto pede que a União Europeia amplie apoio financeiro e técnico ao processo democrático do país e adote ações concretas contra as redes transnacionais vinculadas a Caracas.

Próximos passos

Com a aprovação da moção, a decisão final cabe agora ao Conselho da União Europeia, responsável por avaliar se acrescentará oficialmente o Cartel de los Soles à lista de organizações terroristas internacionais.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *