Miguel Uribe Londoño, pai do senador assassinado Miguel Uribe Turbay, anunciou que participará da corrida presidencial colombiana pelo partido de direita Centro Democrático.
A legenda informou nesta sexta-feira, 22 de agosto de 2025, que Uribe Londoño solicitou ingressar no processo interno de escolha do candidato “em representação de toda a família” do parlamentar morto. O pedido foi aceito, e ele passa a disputar a indicação que definirá o nome do partido para as eleições de 2026.
Com a adesão do empresário e ex-político, a lista de pré-candidatos do Centro Democrático agora inclui os senadores María Fernanda Cabal, Paloma Valencia, Paola Holguín e Andrés Guerra.
Uribe Londoño teve atuação política nos anos 1990, antes de se afastar da vida pública. Agora, retorna ao cenário eleitoral na tentativa de dar continuidade às propostas defendidas pelo filho.
Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, foi atingido por dois disparos na cabeça em 7 de junho, em Bogotá, e morreu em 11 de agosto após quase dois meses internado. O crime abalou o país e reavivou o debate sobre violência política.

Imagem: Bruno Sznajdermancom informações da ag
Durante o funeral, o pai declarou que “as ideias de Miguel estão mais atuais do que nunca”, condenou a escalada de ataques contra líderes políticos e pediu para “frear essa loucura” nas eleições legislativas e presidenciais do próximo ano.
Com informações de Gazeta do Povo