Agentes do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) prenderam 475 pessoas nesta quinta-feira (4) durante uma ação de fiscalização em uma fábrica da Hyundai localizada em Ellabell, no estado da Geórgia. De acordo com a emissora CNN, trata-se da maior operação em um único endereço já realizada pelo setor de Investigações de Segurança Interna (HSI).
Segundo o agente especial Steven Schrank, todos os detidos estavam em situação migratória irregular. Entre eles há indivíduos que entraram no país sem autorização, quem se beneficiou de isenção de visto para turismo ou negócios — condição que não permite trabalhar — e estrangeiros que ultrapassaram o prazo de permanência previsto no visto.
O Ministério Público Federal para o Distrito Sul da Geórgia relatou que algumas pessoas tentaram escapar e chegaram a pular em um lago de esgoto ao lado do complexo industrial. Os agentes precisaram utilizar um barco para retirá-las da água.
Um porta-voz da montadora afirmou que os detidos prestavam serviços terceirizados e não integravam o quadro direto da Hyundai Motor Company. “Priorizamos a segurança e o bem-estar de todos que trabalham no local e cumprimos todas as leis e regulamentos onde quer que operemos”, declarou.

Imagem: JOHN AMIS
Dados divulgados pelo DHS apontam que, nos primeiros 200 dias do governo Donald Trump — encerrados em agosto —, mais de 352 mil imigrantes em situação irregular foram presos no país, enquanto 324 mil foram deportados, média de 1.620 remoções por dia.
Com informações de Gazeta do Povo