Arqueólogos localizaram mosaicos cristãos datados do século V na entrada de uma igreja esquecida em Olympus, antiga cidade situada no distrito de Kumluca, província de Antalya, sul da Turquia. O achado foi divulgado nesta semana e contribui para reconstituir a trajetória do cristianismo na Ásia Menor.
Olympus faz parte da região histórica da Lícia, na costa do Mediterrâneo, e foi um dos centros urbanos mais relevantes do Cristianismo Primitivo, período que vai da morte de Jesus Cristo até a adoção da fé cristã como religião oficial do Império Romano, no século IV.
Detalhes da descoberta
Os mosaicos apresentam padrões geométricos típicos da arte bizantina e exibem símbolos como cruzes e peixes. Uma inscrição em pedra, posicionada na entrada do templo, adverte: “Somente aqueles no caminho justo podem entrar aqui”. De acordo com a equipe de escavação, as peças podem chegar a 10 mil tesselas por metro quadrado.
Responsável pelos trabalhos, o professor Gökçen Öztaşkın, da Universidade de Pamukkale, explicou que a inscrição foi colocada “estrategicamente” para receber os fiéis. Ele lembrou que outros pisos de mosaico foram identificados em 2017, 2022 e 2023, indicando a riqueza artística da antiga cidade.
Outros achados no sítio
Além dos mosaicos, os pesquisadores identificaram uma necrópole e um cemitério do período romano. No mesmo local, foi mapeado um complexo habitacional da era bizantina erguido sobre o cemitério, provável reflexo do crescimento populacional de Olympus à época.

Imagem: Myrabella Wikimedia Comms
As escavações no sítio arqueológico já duram quase duas décadas e reúnem vestígios dos períodos Helenístico, Romano e Bizantino, consolidando Olympus como um dos mais importantes pontos de pesquisa histórica na região que integrava o Império Romano.
Com informações de Gazeta do Povo