O presidente argentino Javier Milei enfrenta, neste domingo (7), o primeiro grande desafio para conter a crise aberta pelas denúncias de corrupção na Agência Nacional de Deficiência (Andis) que envolvem sua irmã e secretária-geral da Presidência, Karina Milei. Os eleitores da província de Buenos Aires irão às urnas para escolher 46 dos 92 deputados provinciais e 23 dos 46 senadores locais.
A votação, tradicionalmente acompanhada de perto pela Casa Rosada, ganha relevância extra este ano. É a primeira eleição legislativa na província realizada em data diferente do pleito nacional desde 2003 e é considerada um ensaio para 26 de outubro, quando estarão em disputa 127 das 257 cadeiras da Câmara dos Deputados federal e 24 dos 72 lugares no Senado da Argentina.
Com o partido A Liberdade Avança (LLA) em minoria nas duas casas do Congresso, Milei vem acumulando derrotas legislativas. Por isso, o desempenho em Buenos Aires é visto pelo governo como passo inicial para fortalecer a base antes da votação nacional de outubro.
Axel Kicillof no radar de 2027
Outro fator que aumenta a tensão em torno da eleição provincial é o protagonismo do governador peronista Axel Kicillof, reeleito em 2023 e apontado como possível adversário de Milei na disputa presidencial de 2027. Embora o cargo de governador não esteja em jogo, o resultado deste domingo servirá como primeiro termômetro entre os dois políticos.
Campanha marcada por episódios de violência
A reta final da campanha registrou confrontos. Em 27 de agosto, durante caravana da LLA em Lomas de Zamora, pedras e garrafas plásticas foram lançadas contra Milei, que precisou deixar o local; o governo atribuiu o ataque a militantes kirchneristas. No último dia 3, em Moreno, confusões antes e depois do comício de encerramento incluíram garrafas jogadas contra um jornalista e pedras arremessadas no carro presidencial.
Também houve tumulto na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires e em Corrientes, onde eleições locais ocorreram em 31 de agosto.

Imagem: Juan Ignacio Rcori
Disputa acirrada
No palanque de Moreno, Milei celebrou pesquisas que indicam empate técnico entre a LLA e o peronismo em um território historicamente dominado por esse último. “Eles estão em desespero e atacam minha família. No domingo vamos pintar a província de roxo”, afirmou, referindo-se à cor usada por seu partido.
As urnas serão abertas às 8h e fechadas às 18h (horário local). O governo de Buenos Aires promete divulgar resultados parciais ainda na noite de domingo.
Com informações de Gazeta do Povo