Home / Internacional / Aproximadamente 300 manifestantes são detidos na França em atos contra o governo Macron

Aproximadamente 300 manifestantes são detidos na França em atos contra o governo Macron

Spread the love

Cerca de 300 pessoas foram presas nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, durante protestos que se espalharam por várias cidades da França contra o presidente Emmanuel Macron, informou a agência Reuters.

A mobilização ocorre dois dias após a renúncia do primeiro-ministro François Bayrou. No lugar dele, o ex-ministro da Defesa Sébastian Lecornu assumiu o cargo e prometeu “rupturas profundas” para enfrentar a atual crise política e social.

Nas ruas, manifestantes pediram a saída de Macron. O ministro do Interior, Bruno Retailleau, relatou à imprensa que ônibus foram incendiados em Rennes, no oeste do país, e que houve confrontos entre manifestantes e forças de segurança em diferentes locais, sem detalhar quais.

Em Paris, policiais lançaram gás lacrimogêneo contra grupos que tentaram bloquear a entrada de uma escola, segundo a Reuters. Retailleau alertou para riscos de violência em protestos previstos para o restante do dia, mencionando a presença de “infiltrados de extrema-esquerda”.

Lecornu, aliado próximo de Macron, anunciou que começaria ainda nesta quarta-feira uma série de encontros com líderes partidários e sindicatos. “Teremos que fazer mudanças profundas”, afirmou. Aos 39 anos, ele é considerado um dos ministros mais discretos e longevos desde a chegada de Macron ao Palácio do Eliseu e disse que enfrentará a crise “com humildade e sobriedade”.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *