O ministro do Interior, Justiça e Paz da Venezuela, Diosdado Cabello, classificou como “operação de bandeira falsa” o ataque realizado pelos Estados Unidos contra uma embarcação que, segundo Washington, transportava drogas e havia partido do território venezuelano.
Em seu programa de TV na noite de quarta-feira, 3 de setembro, Cabello — considerado o principal aliado do presidente Nicolás Maduro — declarou que “os Estados Unidos vivem de mentiras, do que hoje chamam fake news ou bandeiras falsas”. Segundo ele, o governo do então presidente norte-americano Donald Trump “não apresentou nenhuma prova conclusiva” sobre a ligação do barco com Caracas.
Na terça-feira, 2 de setembro, Trump informara que militares norte-americanos haviam atingido uma embarcação no Mar do Caribe. O republicano afirmou que o barco pertencia à quadrilha venezuelana Tren de Aragua, supostamente ligada ao governo Maduro, e que 11 pessoas a bordo foram mortas. “Que este aviso sirva para qualquer um que esteja pensando em trazer drogas para os Estados Unidos”, escreveu o ex-presidente na rede Truth Social.
Pouco depois do anúncio de Trump, o ministro da Comunicação da Venezuela, Freddy Ñáñez, alegou no Telegram que as imagens divulgadas pela Casa Branca teriam sido geradas por inteligência artificial.

Imagem: Rald Peña
Com informações de Gazeta do Povo