Um brasileiro que integrava as Forças de Defesa de Israel (FDI) morreu neste sábado (30) durante confrontos em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza.
Identificado como Ariel Lubliner, de 34 anos, ele imigrou para Israel há uma década. Segundo as FDI, as circunstâncias da morte ainda são apuradas, mas a avaliação inicial aponta para disparo acidental efectuado por outro militar, caracterizando “fogo amigo”.
Lubliner deixava a esposa, Barbara, espanhola, e o filho de nove meses, Lior. De acordo com o Canal 12 de Israel, o brasileiro encerraria seu período de serviço militar no domingo (31) e, em seguida, a família viajaria de férias ao Brasil.
O jornal Times of Israel informou que Lubliner é o 900º soldado israelense morto desde o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Imagem: Reprodução
Em publicação no Instagram, o porta-voz das FDI em português, Rafael Rozenszajn, lamentou o falecimento e destacou que Ariel “dedicou sua vida à defesa do Estado de Israel, fortalecendo ainda mais os laços entre as duas nações”.
Com informações de Gazeta do Povo