Home / Empreendedorismo / Sebrae recolhe depoimentos em quilombos de Goiás para elaborar manifesto que será apresentado na COP30

Sebrae recolhe depoimentos em quilombos de Goiás para elaborar manifesto que será apresentado na COP30

Spread the love

Alto Paraíso de Goiás (GO) – Uma equipe do Sebrae Nacional concluiu, na última terça-feira (2), a coleta de relatos de moradores do Povoado do Moinho, na Chapada dos Veadeiros, dando sequência ao trabalho iniciado no dia 1º na comunidade quilombola Engenho II, em Cavalcante. Os depoimentos irão compor um Manifesto de Políticas Públicas para os Pequenos Negócios que será lançado durante a COP30, em novembro, em Belém (PA).

Vozes do Povoado do Moinho

No Moinho, onde vivem cerca de 80 famílias descendentes de quilombolas, o presidente da Associação Quilombola Povoado do Moinho (AQPM), Lucas Luiz Gomes, conhecido como Lucas Quilombola, destacou a importância do turismo de base comunitária e apontou a falta de regularização fundiária como principal obstáculo ao acesso a benefícios governamentais. Ele relatou ainda que a mudança no regime de chuvas interfere na produção de frutos usados em artesanato local.

A empreendedora Maria da Conceição Moura Gomes, proprietária do Restaurante Dona Conceição, relatou que o aumento do fluxo de visitantes permitiu ampliar a cozinha, trocar o telhado de casa e construir o espaço que recebe turistas. Segundo ela, o calendário de chuvas tem ficado cada vez mais instável.

O músico de hip hop Lucas de Morais Marinho Oliveira, o Marinho MC, vem utilizando rimas para alertar sobre problemas climáticos. Morador do quilombo após deixar Brasília, ele contribui com conhecimentos em tecnologia e produção cultural.

Experiências no Engenho II

No Engenho II, integrantes reforçaram a ligação entre agricultura familiar, turismo comunitário e preservação ambiental. O líder Sirilo Rosa dos Santos classificou os quilombolas como “guardiões da natureza”, enquanto o agricultor e guia Jorge Moreira de Oliveira ressaltou o espírito de coletividade na proteção dos atrativos turísticos. A secretária municipal de Turismo e Cultura de Cavalcante, Dominga Natália Moreira dos Santos, elogiou a parceria com o Sebrae para organizar as visitas.

Percepção dos técnicos

Para o gerente adjunto de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Fausto Keske, as comunidades oferecem lições de convivência harmoniosa com o ambiente. Já o gerente regional do Sebrae Entorno DF/Nordeste, Cléber Chagas, avaliou a visita como “extremamente positiva” por mostrar iniciativas de turismo colaborativo e familiar. O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Alto Paraíso, Agnaldo Araújo, destacou a visibilidade gerada para as tradições quilombolas.

Além dos relatos, o projeto mapeou 12 experiências turísticas do programa Brasil Original, entre elas a produção de rapaduras no quintal de Lucas Quilombola. As informações reunidas subsidiarão propostas voltadas ao fortalecimento de pequenos negócios frente às mudanças climáticas.

Com informações de Agência Sebrae de Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *