Uma equipe do Sebrae Nacional percorreu a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, nos dias 1º e 2 de julho, para registrar em vídeo relatos de líderes comunitários que integrarão um Manifesto de Políticas Públicas para os Pequenos Negócios, previsto para ser lançado durante a COP30, em novembro, em Belém (PA).
Na segunda-feira (1º), o grupo visitou a comunidade quilombola Engenho II, localizada no território Kalunga, no município de Cavalcante. No dia seguinte (2), as entrevistas continuaram na Comunidade do Moinho, em Alto Paraíso de Goiás.
Segundo a analista de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Mariana Eghari, Engenho II foi escolhida por concentrar iniciativas consolidadas de turismo de base comunitária e agricultura familiar, áreas nas quais o Sebrae atua desde o início dos anos 2000.
O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, destacou a relevância de Goiás ter sido incluído entre os três estados selecionados para a ação. Para ele, a escolha “valida o trabalho” desenvolvido com empreendedores locais e reforça o reconhecimento nacional das experiências goianas.
Os depoimentos abordam estilo de vida, histórico das comunidades, efeitos das mudanças climáticas e propostas para mitigar impactos e adaptar pequenos negócios às novas condições. O Cerrado, bioma que abriga o maior quilombo do país — o Kalunga, com 262 mil hectares distribuídos entre Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Teresina de Goiás —, foi apontado como um dos fatores determinantes para a seleção da região, por estar sob constante ameaça.

Imagem: Izabela Carvalho
A documentação seguirá agora para a etapa de edição e consolidação, etapa final antes da apresentação oficial do manifesto na cúpula climática.
Com informações de Agência Sebrae de Notícias