Home / Empreendedorismo / Empresas com 100 ou mais funcionários têm até 31 de agosto para enviar dados de transparência salarial

Empresas com 100 ou mais funcionários têm até 31 de agosto para enviar dados de transparência salarial

Spread the love

Companhias que empregam 100 pessoas ou mais devem informar, até 31 de agosto, os dados complementares para o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, exigido pela Lei nº 14.611/2023.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de 54 mil organizações precisam acessar o portal Emprega Brasil para preencher as informações que integrarão a 4ª edição do documento, elaborado em conjunto com o Ministério das Mulheres. Além dos dados fornecidos pelas empresas, o relatório utilizará informações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e será divulgado em setembro, contendo relatórios individuais e um consolidado.

A partir de 20 de setembro, cada empresa terá acesso ao próprio relatório e deverá publicá-lo em seus canais institucionais de forma visível a empregados e ao público em geral. O descumprimento do prazo ou da divulgação pode resultar em multas e outras sanções.

No levantamento anterior, mulheres receberam, em média, 20,9% menos que homens em companhias com mais de 100 trabalhadores. De acordo com o MTE, ainda não há redução significativa dessa diferença, embora tenha sido observado maior ingresso feminino no mercado de trabalho.

Empresas com 100 ou mais funcionários têm até 31 de agosto para enviar dados de transparência salarial - Imagem do artigo original

Imagem: Internet

Para a subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE, Paula Montagner, é necessário mudar a cultura que naturaliza a disparidade salarial, muitas vezes atribuída ao menor tempo de serviço das mulheres. Já a advogada Silvia Rebello Monteiro, sócia da área trabalhista do Urbano Vitalino Advogados, avalia que a busca pela igualdade é importante para a credibilidade das empresas e recomenda revisar políticas de remuneração, garantir consistência nos registros e preparar estratégias de comunicação para lidar com a divulgação dos dados.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *