Home / Empreendedorismo / Confiança do consumidor impulsiona faturamento das PMEs em julho, mostra Omie

Confiança do consumidor impulsiona faturamento das PMEs em julho, mostra Omie

Spread the love

As pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras iniciaram o terceiro trimestre com crescimento. O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) registrou alta de 1,7% nas movimentações financeiras em julho de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024. Em junho, o indicador já havia avançado 3,7%.

Segundo a Omie, o resultado reflete a recuperação da confiança dos consumidores e o recuo da inflação, fatores que preservam o poder de compra das famílias. “A renda segue sustentada por um mercado de trabalho aquecido, o que eleva o faturamento real das empresas. Contudo, os juros ainda elevados limitam uma retomada mais forte”, afirma Felipe Beraldi, economista e gerente de Indicadores e Estudos Econômicos da companhia.

Indústria puxa a expansão

A indústria liderou o desempenho do índice em julho, com avanço de 8,3% no faturamento real frente ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi impulsionado por 17 dos 23 subsetores acompanhados, entre eles bebidas, máquinas e equipamentos e celulose/papel.

O setor de serviços manteve trajetória positiva e registrou aumento de 2,4% na base anual. Já comércio (-4,1%) e infraestrutura (-7,0%) continuam em terreno negativo.

Levantamento inédito

Elaborado pela scale-up Omie, o IODE-PMEs acompanha empresas com faturamento anual de até R$ 50 milhões e apresenta recortes por atividade econômica. Para os próximos meses, Beraldi prevê continuidade do crescimento, porém em ritmo moderado e ainda inferior ao observado em 2024.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *