Home / Empreendedorismo / Brasil tem 94 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores, revela pesquisa GEM

Brasil tem 94 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores, revela pesquisa GEM

Spread the love

Brasília – O Brasil contabiliza 94 milhões de pessoas que já comandam um negócio ou pretendem abrir uma empresa nos próximos três anos, segundo o Global Entrepreneurship Monitor (GEM), principal estudo mundial sobre empreendedorismo.

Metade desse contingente – 47 milhões – já atua no mercado há pelo menos 3,5 anos, de forma formal ou informal. A outra metade planeja iniciar um empreendimento até 2028, o que pode levar o total de envolvidos diretamente com a atividade empreendedora a quase 44% da população do país.

Interesse crescente

A mesma pesquisa indica que 60% dos brasileiros desejam ser donos do próprio negócio, consolidando o empreendedorismo entre os maiores sonhos da população adulta.

Abertura de empresas

Os dados oficiais mostram o ritmo acelerado desse movimento. Em 2024, foram registradas mais de 4,1 milhões de novas empresas. Somente este ano, já são 3,1 milhões de registros.

Hoje, o processo de abertura de uma empresa leva menos de 24 horas, enquanto a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) pode ser concluída em poucas horas.

Capacitação faz diferença

Estudos do Sebrae apontam que a qualificação dos sócios-proprietários influencia diretamente a sobrevivência dos negócios: 51% das empresas cujos responsáveis fizeram cursos de gestão permanecem em atividade, ante 34% daquelas sem formação específica.

Brasil tem 94 milhões de empreendedores e potenciais empreendedores, revela pesquisa GEM - Imagem do artigo original

Imagem: Décio Lima

Programas de consultoria também apresentam resultados positivos. O Brasil Mais Produtivo eleva em cerca de 7% o faturamento das empresas atendidas. O Agente Local de Inovação (ALI) registra aumento médio de 8% no faturamento e de 23% na produtividade.

Transformação social

Exemplos de impacto aparecem em diferentes regiões. No município de Barreirinhas, interior do Maranhão, a artesã Raimunda, ex-empregada doméstica em São Paulo, retornou à comunidade natal e hoje sustenta a família com a renda obtida a partir do artesanato feito com buriti.

Com 213,4 milhões de habitantes em 2025, e projeção do IBGE de alcançar 220,43 milhões em 2041, o país vivencia uma expansão populacional acompanhada do avanço da cultura empreendedora.

Com informações de Agência Sebrae de Notícias

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *