São Paulo – A Coamo, maior cooperativa agrícola do país, confirmou o investimento de R$ 3 bilhões na construção de um novo porto em Itapoá, no norte de Santa Catarina.
Segundo comunicado do governo catarinense divulgado na segunda-feira (25) e ratificado pela cooperativa nesta terça-feira (26), o terminal deverá entrar em operação em 2030.
Capacidade e estrutura
O projeto prevê três berços de atracação, com capacidade estimada para movimentar 11 milhões de toneladas por ano. Estão previstos terminais de granéis agrícolas, combustíveis líquidos, fertilizantes e gás liquefeito de petróleo (GLP).
Expansão da logística
A Coamo já opera dois terminais no porto de Paranaguá (PR), por onde escoa quase 5 milhões de toneladas anuais de soja, milho e trigo produzidos pelos 32 mil cooperados. “Sentimos a necessidade dessa expansão porque há negócios que não conseguimos atender”, declarou o presidente da cooperativa, Airton Galinari, durante encontro com o governador Jorginho Mello.

Imagem: Internet
Desempenho financeiro
No ano de 2024, a Coamo registrou faturamento de R$ 28,8 bilhões. O novo porto reforça a estratégia da cooperativa de ampliar sua infraestrutura logística para atender à demanda crescente por exportação de commodities agrícolas.
Com informações de InfoMoney