Roger Federer, dono de 20 títulos de Grand Slam entre 2003 e 2018, ingressou no seleto grupo de atletas bilionários, segundo o Bloomberg Billionaires Index. O patrimônio líquido do ex-tenista suíço é estimado em US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 7 bilhões).
Durante seus 24 anos de carreira, encerrada em 2022, Federer somou US$ 130,6 milhões em premiações, mas a maior parte da fortuna veio de contratos de patrocínio de longa duração e de um investimento na fabricante suíça de tênis esportivos On Holding AG.
Patrocínios de décadas
Entre os acordos mais duradouros estão parcerias com o então Credit Suisse (hoje UBS Group AG), a relojoeira Rolex e a chocolateria Lindt & Sprüngli. Para administrar a imagem e os negócios, Federer conta com a Team8, criada em 2013 ao lado de seu agente Tony Godsick, e com a companhia suíça Format A AG, responsável por parte dos investimentos e por sua fundação filantrópica.
Contrato recorde com a Uniqlo
Em 2018, quando o pacto com a Nike chegava ao fim, a japonesa Fast Retailing, controladora da Uniqlo, ofereceu US$ 300 milhões por dez anos para que Federer vestisse a marca, independentemente de continuar ou não em quadra. O suíço tinha 37 anos e aceitou a proposta sem cláusulas condicionais.
O acerto com a On que vale meio bilhão
O negócio mais lucrativo, porém, surgiu depois de sua esposa comprar um par de tênis da On. Federer, que coleciona mais de 250 pares, convidou os fundadores da empresa para jantar em Zurique e acabou adquirindo cerca de 3% da companhia. Hoje, a On é avaliada em aproximadamente US$ 17 bilhões, elevando a participação do ex-tenista a pelo menos US$ 500 milhões.
Comparação com outros atletas
Na lista de esportistas bilionários da Bloomberg, Michael Jordan lidera com US$ 3,5 bilhões, depois de vender sua fatia no Charlotte Hornets em 2023. LeBron James é estimado em US$ 1,5 bilhão, Tiger Woods em US$ 1,4 bilhão e Federer aparece com US$ 1,3 bilhão.

Imagem: Internet
Imagem sem polêmicas
Federer construiu uma reputação livre de escândalos. “Ele nunca diz a coisa errada”, afirmou o analista esportivo Bob Dorfman, ao observar que o suíço se transformou em um dos nomes mais valiosos do marketing esportivo.
Longe das quadras, o ex-jogador tem evitado exposições excessivas. Recentemente, participou da largada das 24 Horas de Le Mans, lançou nova coleção da Uniqlo em Paris e deve marcar presença em Wimbledon, torneio que domina o seu histórico de conquistas, quando a competição começar na próxima semana.
Com informações de InfoMoney