Home / Tecnologia / SpaceX remarca 10º voo de teste do Starship para segunda-feira à noite após detectar vazamento

SpaceX remarca 10º voo de teste do Starship para segunda-feira à noite após detectar vazamento

Spread the love

A SpaceX adiou, na noite de domingo, o lançamento de teste do megafoguete Starship cerca de 30 minutos antes da decolagem, devido a um vazamento de oxigênio líquido identificado na plataforma de abastecimento. A empresa de Elon Musk informou que a nova tentativa ocorrerá nesta segunda-feira (25), entre 20h30 e 21h30, pelo horário de Brasília, a partir da base Starbase, no sul do Texas (EUA).

O ensaio será o 10º grande voo do veículo e ocorre sob forte pressão após uma sequência de falhas ao longo do ano. Os dois primeiros voos de 2025 explodiram poucos minutos após a decolagem; o terceiro não conseguiu liberar satélites de teste e perdeu o controle; já outro protótipo explodiu em junho durante o abastecimento em solo.

Para acelerar as correções, a companhia transferiu cerca de 20% da equipe de engenharia do Falcon para o programa Starship, segundo a Bloomberg. Musk chegou a anunciar em sua rede social X que faria uma atualização técnica no domingo, mas o evento não aconteceu.

Considerado o foguete mais potente já construído, o Starship foi projetado para ser totalmente reutilizável e, no futuro, substituir o Falcon 9 em lançamentos de satélites e missões tripuladas. A perspectiva de longo prazo é pousar e decolar tanto na Lua quanto em Marte, metas que ainda estão distantes: as projeções iniciais de levar humanos ao espaço em 2023 e de pousar na Lua este ano não se concretizaram.

Para esta missão, o principal objetivo é provar que o veículo consegue alcançar a órbita, liberar satélites e retornar à Terra em peça única. A SpaceX já demonstrou que pode recuperar o booster Super Heavy em duas ocasiões anteriores, mas não tentará a recuperação nesta segunda-feira; o plano é executar manobras em voo e realizar um pouso controlado no mar.

Apesar dos contratempos, o interesse de investidores permanece alto. De acordo com a Bloomberg News, a SpaceX avalia vender ações em negociação privada que poderiam valorar a empresa em cerca de US$ 400 bilhões, o maior montante já atribuído a uma companhia de capital fechado nos Estados Unidos.

Analistas avaliam que um teste bem-sucedido reduziria as dúvidas sobre a viabilidade do Starship, enquanto novo fracasso intensificaria o escrutínio sobre o projeto.

Com informações de InfoMoney

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *