Home / Tecnologia / Celular / AMD retira FSR 4 do ar após publicar código-fonte com licença aberta por engano

AMD retira FSR 4 do ar após publicar código-fonte com licença aberta por engano

Spread the love

A AMD removeu do GitHub o repositório do FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4) depois de disponibilizar, por engano, todo o código-fonte da tecnologia na quarta-feira, 20 de agosto de 2025. O material foi publicado no portal GPUOpen acompanhado de uma licença MIT, que permite livre uso, cópia e modificação, dificultando qualquer tentativa da empresa de restringir a circulação do software.

Em comunicado encaminhado ao editor-chefe do site Chips and Cheese, George Cozma, a companhia confirmou a falha: “Parte do nosso código de desenvolvimento foi postada no GitHub por engano. Já foi retirada do ar”, informou a AMD.

Até a terceira geração, o FSR adotava modelo totalmente aberto, mas a fabricante vinha mantendo maior sigilo sobre o FSR 4 para não expor detalhes das novas técnicas de aprendizado de máquina. A liberação acidental, contudo, concedeu a qualquer pessoa que baixou o arquivo o direito irrevogável de utilizá-lo e redistribuí-lo.

O repositório vazado também indica que a equipe da AMD trabalha em uma variante da tecnologia para placas mais antigas. Embora o FSR 4 em FP8 tenha sido projetado para as GPUs Radeon RX 9000, há referências a uma versão em INT8, formato compatível com a série Radeon RX 7000 e potencialmente com o futuro PlayStation 5 Pro.

Não há informações sobre medidas adicionais que a AMD possa adotar para conter a propagação do código ou se o cronograma de lançamento oficial do FSR 4 será afetado.

Com informações de TudoCelular

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *