Home / Internacional / Israel mantém exigência de libertação total dos 50 reféns apesar de proposta parcial do Hamas

Israel mantém exigência de libertação total dos 50 reféns apesar de proposta parcial do Hamas

Spread the love

Israel reiterou nesta terça-feira (19) que não aceitará um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza sem a libertação dos 50 reféns ainda detidos pelo Hamas — 20 vivos e 30 mortos —, informou um alto responsável político israelense.

Segundo a fonte, que falou sob condição de anonimato, a posição de Tel Aviv “permanece coerente” com os cinco princípios aprovados pelo gabinete de guerra há mais de uma semana. Entre esses pontos estão a ampliação da ofensiva terrestre, a ocupação da Cidade de Gaza e de áreas costeiras, além da retirada de mais de 1 milhão de civis palestinos para o sul do enclave.

A declaração foi dada enquanto Egito e Catar aguardam a resposta israelense à proposta de trégua aceita nesta terça pelo Hamas. O movimento palestino concordou com um cessar-fogo de 60 dias que prevê a libertação apenas de parte dos sequestrados, troca de prisioneiros palestinos, reposicionamento das tropas israelenses e aumento da ajuda humanitária.

O governo israelense, entretanto, sustenta que “nenhum refém ficará para trás”, citando manifestações públicas do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu contrárias a qualquer pausa nos combates que não inclua a libertação imediata de todos os capturados.

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al Ansari, a proposta aprovada pelo Hamas é “quase idêntica” a ofertas previamente aceitas por Israel, coincidindo em “cerca de 98%” dos termos.

Israel mantém exigência de libertação total dos 50 reféns apesar de proposta parcial do Hamas - Imagem do artigo original

Imagem: ATEF SAFADI

Até o momento, não houve pronunciamento oficial de Netanyahu ou do gabinete israelense sobre a nova oferta mediada por Catar e Egito.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *