Washington (EUA) – Um microfone não desligado registrou, nesta segunda-feira (18), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confidenciando ao presidente da França, Emmanuel Macron, que o líder russo, Vladimir Putin, estaria disposto a selar um acordo para acabar com a guerra na Ucrânia “por causa dele”. A conversa ocorreu na Casa Branca, momentos antes do início da parte reservada de uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e outros chefes de Estado europeus.
“Acho que ele quer chegar a um acordo. Acho que ele quer chegar a um acordo por mim, entende? Por mais descabido que pareça”, disse Trump em voz baixa, segundo o áudio captado.
Encontro prévio no Alasca
Trump e Putin se reuniram na última sexta-feira (15), no Alasca, para discutir possibilidades de encerrar o conflito. De acordo com Trump, o encontro resultou em avanços sobre garantias de segurança para a Ucrânia.
Ligação em meio à reunião na Casa Branca
Nesta segunda, segundo a imprensa local, Trump interrompeu por alguns minutos a agenda com os aliados para telefonar a Putin e atualizá-lo sobre os temas debatidos em Washington.

Imagem: AAR SCHWARTZ
Próximos passos
O presidente norte-americano pretende organizar um encontro direto entre Putin e Zelensky para tratar dos principais pontos do impasse. Se houver progresso, a ideia é promover, em seguida, uma reunião trilateral com a presença de Trump.
Com informações de Gazeta do Povo