Home / Internacional / Trump cogita convocar líderes europeus para encontro com Putin e Zelensky

Trump cogita convocar líderes europeus para encontro com Putin e Zelensky

Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (14) que avalia convidar alguns chefes de Estado da Europa para uma futura reunião que pretende realizar com o russo Vladimir Putin e o ucraniano Volodymyr Zelensky.

A declaração foi dada durante coletiva no Salão Oval, véspera do encontro entre Trump e Putin, agendado para esta sexta-feira (15) em Anchorage, no Alasca, às 16h30 (horário de Brasília). “Depois da reunião no Alasca, eu, o presidente Putin e o presidente Zelensky nos reuniremos, e talvez tragam alguns líderes europeus, ou talvez não. Ainda não sei”, disse o republicano.

Será o primeiro tête-à-tête entre Trump e Putin desde 2019, quando se encontraram em Osaka, no Japão. O presidente norte-americano disse esperar “uma boa reunião” e indicou que o passo seguinte deverá ser um encontro trilateral destinado a avançar nas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.

Em entrevista à rádio Fox News, Trump condicionou a realização do encontro tripartite ao resultado da conversa com Putin em Anchorage. Ele estimou em 25% a chance de a reunião não ser produtiva e afirmou acreditar que o líder russo “quer chegar a um acordo”.

Na quarta-feira (13), Trump realizou videoconferência com Zelensky e autoridades europeias, entre elas a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente do Conselho Europeu, António Costa; o secretário-geral da Otan, Mark Rutte; além dos líderes da Alemanha, Friedrich Merz, e da França, Emmanuel Macron. O objetivo, segundo a Casa Branca, foi ouvir as posições dos aliados antes do encontro com Putin.

Trump cogita convocar líderes europeus para encontro com Putin e Zelensky - Imagem do artigo original

Imagem: WILL OLIVER via gazetadopovo.com.br

O diálogo no Alasca ocorre em meio à pressão de Washington para que Moscou suspenda os ataques à Ucrânia. Trump já sinalizou que poderá endurecer as sanções econômicas impostas à Rússia caso não haja avanços na negociação.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *